segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Conheça um pouco do Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios de Sobral!!!
Apresentação

O Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios de Sobral (POEAOS), situado na Av. Monsenhor Aloísio Pinto S/N bairro Dom Expedito – Sobral, instituição governamental de profissionalização, que funciona vinculada à Secretaria de Cultura e Turismo, iniciou suas atividades na cidade de Sobral-CE no mês de junho de 2000, através da Prefeitura Municipal, com o incentivo de parceiros nacionais (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN Centro de Estudos e Apoio ao Trabalhador – CEAT, Cáritas Diocesana de Sobral e SENAI/FIEMG) e internacionais (Kellog Foundation), onde desde então vem oferecendo ações sócio-educativas, e profissionalizantes a jovens com faixa etária entre 14 a 21 anos incompletos em situação de vulnerabilidade social. Atualmente desenvolvemos trabalhos diários com 110 (cento e três) jovens que, uma vez estudantes de escolas Estaduais e Municipais, participam das atividades do Projeto em turno complementar ao da Escola.
O POEAOS é uma instituição de Ensino Profissionalizante que oferta os Cursos Básicos de Marcenaria e Carpintaria, Metal, Pintura e Restauro do Patrimônio Histórico, Reciclagem, Jardinagem, e Artesanato. Tais atividades são desenvolvidas na Sede do Projeto, onde os alunos têm aulas teóricas e práticas, e em equipamentos da cidade, onde os mesmos desenvolvem habilidades, saberes e fazeres adquiridos no dia-a-dia de formação. Nosso propósito, deste modo, é formar mão-de-obra especializada para a posterior inserção no mercado de trabalho regional, através de parcerias firmadas com empresas e instituições que possam viabilizar o acesso dos jovens aprendizes ao mundo do trabalho.
Para o pleno desenvolvimento das atividades de formação sócio-profissional, o Projeto dispõe de uma Direção, Coordenação Pedagógica, Gerencia Administrativa, Educadora Social, Auxiliar Administrativo, Professores dos Cursos referidos, Serviços Gerais, Merendeira, e Vigilantes.
É válido ressaltar que o POEAOS está à disposição da comunidade jovem sobralense que esteja devidamente matriculada em escolas do Município ou do Estado. Como incentivo às atividades desenvolvidas pelo aluno, o POEAOS dispõe de uma bolsa incentivo mensal, além do que, a entidade oferece lanche, fardamento, material didático (cadernos, canetas, lápis e borracha; e apostilas modulares), e equipamentos de segurança individuais (EPI'S).


Objetivos

Objetivo Geral

Oportunizar, a partir do espaço de ensino-aprendizagem possibilidades para que nossos alunos, e seus respectivos grupos familiares, possam superar seus problemas cotidianos, a partir das possibilidades forjadas no processo de formação, e posterior inclusão no mundo do trabalho.

Objetivos Específicos

- Inserir no mercado de trabalho jovens sabedores dos equipamentos culturais da cidade, e de sua importância histórica;
- Capacitar e qualificar jovens através da realização de cursos básicos de Marcenaria e Carpintaria, Jardinagem, Metal, Pintura e restauro do patrimônio histórico, Reciclagem, e Artesanato;
- Desenvolver ações de qualificação profissional junto a 110 jovens em situação de vulnerabilidade sócio-cultural, visando fortalecer mudanças de atitudes e transformações que possam levá-los ao exercício da cidadania e acesso ao mercado de trabalho;
- Minimizar as desigualdades de formação profissional, artística e cultural da população de baixa renda.

Justificativa

Diversos são os problemas sociais que afligem médias e grandes cidades, tais como o uso indiscriminado na adolescência e fase adulta de álcool e drogas; violência contra a criança e a mulher; a carência de espaços sócio-educativos profissionalizantes, atuantes em espaços periféricos desses centros, para o pleno atendimento de um público jovem em situação de vulnerabilidade social; precariedade financeira e de saúde; insuficiência de espaços de lazer; dificuldade de acesso a equipamentos culturais; desestruturação familiar.
O POEAOS, deste modo se justifica, pois desenvolve um trabalho social junto às comunidades marcadas pelas peculiaridades sociais anteriormente expostas, contribuindo diretamente para o reordenamento sócio-cultural e profissional, de ensino, oportunizando a formação de um corpo humano especializado e pronto para desempenhar os saberes adquiridos no Projeto junto à sua comunidade de origem, fazendo do mesmo um multiplicador de experiências, e um reinventor das estruturas sociais que marcam seu bairro e mesmo sua cidade.
Acreditamos, portanto, que as atividades ofertadas pelo POEAOS aos jovens adolescentes de 14 a 21 anos incompletos, contemplam diretamente um exercício social que oportuniza a constituição de experiências que possam contribuir para a efetivação dos direitos plenos do ser cidadão.

http://poeaos-sobral.blogspot.com/


O distrito de Boqueirão ganha um novo sistema de abastecimento, ampliando a capacidade do servimento de água tratada para todas as moradias da comunidade. A obra realizada pela Prefeitura atende aos anseios da população, que passa a receber água dentro de suas residências, equiparando-se às demais localidades já atendidas dentro do projeto de estruturação garantindo qualidade de vida para todos os sobralenses.
A solenidade de inauguração aconteceu na noite do dia 6 (sexta-feira), presidida pelo prefeito Leônidas Cristino, que na oportunidade relatou as ações da Prefeitura em favor das comunidades। O montante de projetos e empreendimentos enumerados pelo gestor comprovam a eficácia do trabalho que está transformando o modelo de vida das comunidades no interior, que estão cada dia mais autônomas e garantindo melhor habitabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário