segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Parabêns Camocim

Ouça bem esta história
Que aqui vou lhe contar
Vou falar de Camocim
No norte do Ceará
Uma Terra encantadora
Que a você vou recitar
há 128 anos
Camocim se emancipou
Tendo porto e estrada de ferro
O povo por aqui ficou
Da família Gabriel
A pesca artesanal
Do artesanato da terra
Ao folclore local
De história e tradição
De energia contagiante
Que aguça a curiosidade
De todos visitantes
Imburanas, Tatajuba
Caraúbas, Gúriu
É um pouco do muito que temos a mostrar
Belas praias bonitas
Falésias e manguezais
Quem por ela passa
Não se esquece jamais
Agradeço a atenção
Que você me prestou
Obrigado seu doutor
Obrigado Cearazim
Se você gostou de mim
e também daqui assim
Volte logo, venha sim
Para terra Camocim.

créditos : Nayane Valentim [2°f]

Parabéns Camocim

Ouça bem esta história
Que aqui vou lhe contar
Vou falar de Camocim
No norte do Ceará
Uma Terra encantadora
Que a você vou recitar
há 128 anos
Camocim se emancipou
Tendo porto e estrada de ferro
O povo por aqui ficou
Da família Gabriel
A pesca artesanal
Do artesanato da terra
Ao folclore local
De história e tradição
De energia contagiante
Que aguça a curiosidade
De todos visitantes
Imburanas, Tatajuba
Caraúbas, Gúriu
É um pouco do muito que temos a mostrar
Belas praias bonitas
Falésias e manguezais
Quem por ela passa
Não se esquece jamais
Agradeço a atenção
Que você me prestou
Obrigado seu doutor
Obrigado Cearazim
Se você gostou de mim
e também daqui assim
Volte logo, venha sim
Para terra Camocim.
A LENDA DO CORÓ

Certa vez chegou à aldeia dos índios que habitavam a Foz do Rio Coreaú um grande veleiro, vindo do além-mar. Homens muito brancos desembarcaram e, aos poucos, os nativos foram, muito desconfiados, se aproximando. Os visitantes eram criaturas diferentes, mas amistosos e, lentamente, a amizade se instalou entre estes dois povos.

O Grande Guerreiro Branco que chegara e possuía consigo uma estranha e perigosa arma que os nativos chamaram de pau-de-fogo ou pau do trovão, trouxera também, muitos presentes e a festa foi muito grande! Todos dançaram durante a noite ao redor da fogueira e a festa só acabou ao raiar do sol.

Junto com o Grande Guerreiro, veio sua bela filha de 18 anos que os nativos olhavam, embevecidos, aquela princesa de cabelos doirados. Logo passaram a chamá-la de Jacira, nome ligado à lua.

O filho do Cacique, Jovem Guerreiro, forte e muito bonito logo se apaixonou, perdidamente, pela Princesa Dourada e as atenções da moça também eram para ele. O namoro estava estabelecido! Mas não era um namoro segundo as regras dos brancos. Era uma manifestação de carinho e admiração muito baseada na contemplação. Assim, o Jovem Guerreiro passava horas olhando para aquela princesa sem sequer se atrever a tocá-la.

O dia em que Jacira tocou o Guerreiro apaixonado com suas delicadas mãos e beijou-lhe a face à moda de sua sociedade, o jovem Guerreiro sentiu o sangue ferver em suas veias e, naquela noite, dançou em torno da fogueira como nunca fizera antes.

Mas o tempo passou e o dia da partida dos visitantes infelizmente chegara...

Quando o jovem índio apaixonado soube que sua amada partiria para sempre, entrou em profunda tristeza. O cacique percebendo a dor de seu filho foi ao Pajé, grande feiticeiro, que já percebera a paixão do jovem pela filha do visitante. O Feiticeiro, comovido, preparou um feitiço poderoso e para tal usou a cabeça do coró, peixe muito saboroso que podia ser encontrado, facilmente, na foz do Rio Coreaú. Disse ao Cacique que esse feitiço deveria ser dado ao Grande Guerreiro Branco pai de Jacira. Alertou também que o efeito não era instantâneo e que eles partiriam mas, com o passar de muitas luas, voltariam...

Assim foi feito na véspera da partida. Um caldo feito da cabeça do peixe enfeitiçado foi servido, não só para o Grande Guerreiro Branco, mas também, para toda a tripulação do barco visitante.

No dia seguinte, após muito choro, eles partiram com muitas lágrimas de todos os lados. A princesa Jacira chorava debruçada na popa do barco e o triste Jovem Guerreiro, com um forte nó na garganta, se angustiava mesmo consolado pelo pai e pelo Pajé.

Muitas luas se passaram e, um certo dia, antes que os cajueiros florissem novamente, um menino índio chegou na oca do Grande Cacique, resfolegando, e dizendo: O grande barco voltou! Está lá!

Correram todos para a beira da praia e viram , no horizonte, o navio que crescia vagarosamente aos olhos do Cacique, de seu apaixonado filho e de toda tribo.

O desembarque foi festivo! O Grande Guerreiro Branco trouxera consigo Jacira e disse aos Índios que não partiria mais.

Estes visitantes fundaram uma grande sociedade às margens do Rio Coreaú que levou o nome de Camocim.

Tempos depois, o grande chefe, numa reunião de confraternização contou a todos a Lenda do Coró, pois que aqueles que tomarem do caldo da cabeça desse peixe, sempre voltavam ao paraíso encantado de Camocim para viver um grande sonho!

Ainda hoje, o feitiço está ativo e os visitantes que comem deste peixe encantado, sempre voltam e, alguns que se excedem no consumo dele, nem partem...

terça-feira, 10 de agosto de 2010



À medida que as estruturas e sistemas humanos começam a falhar e a vida no Planeta se torna cada vez difícil de ser vivida, faz-se necessário refletir sobre o que o futuro nos reserva. Nosso objetivo é pesquisar as transformações sem precedentes que já estão ocorrendo no Planeta e correlacionar estas profundas mudanças com a consciência humana. Desta forma este site se torna uma eficaz ferramenta para que os internautas se preparem fisicamente, psicologicamente e até espiritualmente para mudanças radicais no modo de vida humano. Não acreditamos em eventos que ocorrerão numa única data, mas num processo que já vem ocorrendo há décadas e que está chegando num clímax. Isso poderá ocorrer antes ou depois da data 21/12/2012. Neste site você terá alguma ideia das transformações que já estão ocorrendo no mundo em nível físico, social, psicológico e ambiental, e como isso poderá, em breve, mudar para sempre a vida de todos nós. Para mais informações entre em nossa comunidade!
A civilização Maia ainda é um mistério para estudiosos. Eles desenvolveram uma genial teia de saberes, com destaque para a astronomia, a escrita, as artes e a matemática. Como se não bastasse, previram o fim de um ciclo de vida na Terra em 2012. Aprenda mais sobre esta incrível civilização perdida em nossa seção de documentários.

A "Arca de Noé" já está pronta. Coincidência?

Um cofre que visa abrigar sementes de todas as variedades conhecidas no mundo de plantas com valor alimentício foi inaugurado no início de 2008 na Noruega, já no Círculo Ártico. Apelidada de o "cofre do fim do mundo", a Caixa Forte Internacional de Sementes, uma joint-venture da Noruega e da ONU, foi construída em uma ilha remota, Svalbard, em uma parceria entre o governo norueguês e a Organização das Nações Unidas (ONU). A caixa forte fica a uma profundidade de 120 metros dentro da montanha de Spitsbergen, uma das quatro ilhas que compõem Svalbard. O diretor do projeto, Kerry Fowler, afirmou que a iniciativa visa salvaguardar a agricultura mundial no caso de catástrofes futuras, como guerras nucleares, queda de asteróides e mudanças climáticas.
Carteira de Motorista Popular valida inscrições no Barroso, Castelão e Cajazeiras

O Departamento Estadual de Trânsito - Detran-CE valida, de 10 a 13 de agosto, as inscrições dos moradores dos bairros Cajazeiras, Barroso e Castelão no Programa Carteira de Motorista Popular. Durante os três dias, a unidade móvel do Detan-CE ficará estacionada na Avenida Capitão Waldemar Paula Lima, nº 444, em frente a Igreja Nossa Senhora de Fátima. O atendimento, por ordem de chegada, será das 8 às 20 horas.

Para validar a inscrição, os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos: original e cópia da Carteira de Identidade, do CPF e do comprovante de residência. Caso o documento de comprovação de residência não esteja no nome do cadastrado, ele terá de preencher um formulário em que declara residir naquele endereço e ir ao Cartório mais próximo para reconhecer firma.

Além desses documentos, o inscrito tem de comprovar que se enquadra em um dos quatro critérios abaixo: beneficiário do Bolsa Família; ter estudado há 12 meses ou estar estudando há 6 meses na escola pública (níveis fundamental, médio ou
profissionalizante); ser egresso do sistema penal; ou ser portador de necessidade especial, em condições de conduzir moto.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Conheça um pouco do Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios de Sobral!!!
Apresentação

O Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios de Sobral (POEAOS), situado na Av. Monsenhor Aloísio Pinto S/N bairro Dom Expedito – Sobral, instituição governamental de profissionalização, que funciona vinculada à Secretaria de Cultura e Turismo, iniciou suas atividades na cidade de Sobral-CE no mês de junho de 2000, através da Prefeitura Municipal, com o incentivo de parceiros nacionais (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN Centro de Estudos e Apoio ao Trabalhador – CEAT, Cáritas Diocesana de Sobral e SENAI/FIEMG) e internacionais (Kellog Foundation), onde desde então vem oferecendo ações sócio-educativas, e profissionalizantes a jovens com faixa etária entre 14 a 21 anos incompletos em situação de vulnerabilidade social. Atualmente desenvolvemos trabalhos diários com 110 (cento e três) jovens que, uma vez estudantes de escolas Estaduais e Municipais, participam das atividades do Projeto em turno complementar ao da Escola.
O POEAOS é uma instituição de Ensino Profissionalizante que oferta os Cursos Básicos de Marcenaria e Carpintaria, Metal, Pintura e Restauro do Patrimônio Histórico, Reciclagem, Jardinagem, e Artesanato. Tais atividades são desenvolvidas na Sede do Projeto, onde os alunos têm aulas teóricas e práticas, e em equipamentos da cidade, onde os mesmos desenvolvem habilidades, saberes e fazeres adquiridos no dia-a-dia de formação. Nosso propósito, deste modo, é formar mão-de-obra especializada para a posterior inserção no mercado de trabalho regional, através de parcerias firmadas com empresas e instituições que possam viabilizar o acesso dos jovens aprendizes ao mundo do trabalho.
Para o pleno desenvolvimento das atividades de formação sócio-profissional, o Projeto dispõe de uma Direção, Coordenação Pedagógica, Gerencia Administrativa, Educadora Social, Auxiliar Administrativo, Professores dos Cursos referidos, Serviços Gerais, Merendeira, e Vigilantes.
É válido ressaltar que o POEAOS está à disposição da comunidade jovem sobralense que esteja devidamente matriculada em escolas do Município ou do Estado. Como incentivo às atividades desenvolvidas pelo aluno, o POEAOS dispõe de uma bolsa incentivo mensal, além do que, a entidade oferece lanche, fardamento, material didático (cadernos, canetas, lápis e borracha; e apostilas modulares), e equipamentos de segurança individuais (EPI'S).


Objetivos

Objetivo Geral

Oportunizar, a partir do espaço de ensino-aprendizagem possibilidades para que nossos alunos, e seus respectivos grupos familiares, possam superar seus problemas cotidianos, a partir das possibilidades forjadas no processo de formação, e posterior inclusão no mundo do trabalho.

Objetivos Específicos

- Inserir no mercado de trabalho jovens sabedores dos equipamentos culturais da cidade, e de sua importância histórica;
- Capacitar e qualificar jovens através da realização de cursos básicos de Marcenaria e Carpintaria, Jardinagem, Metal, Pintura e restauro do patrimônio histórico, Reciclagem, e Artesanato;
- Desenvolver ações de qualificação profissional junto a 110 jovens em situação de vulnerabilidade sócio-cultural, visando fortalecer mudanças de atitudes e transformações que possam levá-los ao exercício da cidadania e acesso ao mercado de trabalho;
- Minimizar as desigualdades de formação profissional, artística e cultural da população de baixa renda.

Justificativa

Diversos são os problemas sociais que afligem médias e grandes cidades, tais como o uso indiscriminado na adolescência e fase adulta de álcool e drogas; violência contra a criança e a mulher; a carência de espaços sócio-educativos profissionalizantes, atuantes em espaços periféricos desses centros, para o pleno atendimento de um público jovem em situação de vulnerabilidade social; precariedade financeira e de saúde; insuficiência de espaços de lazer; dificuldade de acesso a equipamentos culturais; desestruturação familiar.
O POEAOS, deste modo se justifica, pois desenvolve um trabalho social junto às comunidades marcadas pelas peculiaridades sociais anteriormente expostas, contribuindo diretamente para o reordenamento sócio-cultural e profissional, de ensino, oportunizando a formação de um corpo humano especializado e pronto para desempenhar os saberes adquiridos no Projeto junto à sua comunidade de origem, fazendo do mesmo um multiplicador de experiências, e um reinventor das estruturas sociais que marcam seu bairro e mesmo sua cidade.
Acreditamos, portanto, que as atividades ofertadas pelo POEAOS aos jovens adolescentes de 14 a 21 anos incompletos, contemplam diretamente um exercício social que oportuniza a constituição de experiências que possam contribuir para a efetivação dos direitos plenos do ser cidadão.

http://poeaos-sobral.blogspot.com/


O distrito de Boqueirão ganha um novo sistema de abastecimento, ampliando a capacidade do servimento de água tratada para todas as moradias da comunidade. A obra realizada pela Prefeitura atende aos anseios da população, que passa a receber água dentro de suas residências, equiparando-se às demais localidades já atendidas dentro do projeto de estruturação garantindo qualidade de vida para todos os sobralenses.
A solenidade de inauguração aconteceu na noite do dia 6 (sexta-feira), presidida pelo prefeito Leônidas Cristino, que na oportunidade relatou as ações da Prefeitura em favor das comunidades। O montante de projetos e empreendimentos enumerados pelo gestor comprovam a eficácia do trabalho que está transformando o modelo de vida das comunidades no interior, que estão cada dia mais autônomas e garantindo melhor habitabilidade.
Projeto Oficina Escola atua na produção da cidade cenográfica do Festival de Quadrilhas

Cultura
Projeto Oficina Escola
atua na produção da cidade cenográfica do Festival de Quadrilhas
Na execução de projeto da arquiteta Marcely Barreira e em diálogo com o cenógrafo Chico Aragão, o Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios, através dos Cursos de Marcenaria e Carpintaria, Pintura e Restauro do Patrimônio, Reciclagem e Artesanato, atua na produção da Cidade Cenográfica do Festival de Quadrilhas 2010, do Município.
Ponto forte do calendário cultural, o Festival de Quadrilhas, promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo, envolve moradores da sede e dos distritos em festejos juninos, que acontece de hoje até o próximo dia 25, em área verde da Margem Esquerda do rio Acaraú.
O Festival oferece prêmios de incentivo para os grupos vencedores, sendo portanto bastante disputado. Trata-se de uma grande festa popular com a participação de artistas locais, bandas de forró e grande participação popular.

http://poeaos-sobral.blogspot.com/
Oficina de Dança Contemporânea

A Invento Assessoria e Produção Cultural promove amanhã, 06 de agosto, de 10h as 13h, a oficina Dança Contemporânea , que será ministrada pela bailarina Marcela Reichelt. A oficina apresenta o universo da dança contemporânea de forma lúdica e espontânea, levando em conta o desenvolvimento físico, a capacidade expressiva e a criatividade do bailarino.
A inscrição na oficina, pode ser feita gratuitamente, pouco antes do início da atividade, no Theatro São João. Outras informações pelo telefone (88) 8819-6386.

Apoio Local: CDMAC/ IACC e Secretaria de Cultura e Turismo de Sobral



http://www।theatrosaojoaodesobral।blogspot।com/

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Historia de Luan Santana

Luan Santana é um cantor que ganhou projeção via youtube ao tocar em uma festa de família e seu primo gravar e colocar no site de vídeos, logo o garoto já tinha mais de um milhão de visitas em suas musicas, sendo assim abriu os olhos dos empresários que eram uma oportunidade ao garoto, e deu no que deu em pouco tempo ele já tinha estourado e ganhado as paradas em todas as rádios, seus CDs foram sendo vendidos como água e da em diante não parou mais de crescer e já foi em programas de televisão a tocou com grandes artistas como Fernando e Sorocaba que canta com ele a musica “A louca” que faz muito sucesso e é tocada em todas as rádios, alem desta musica Luan também tem “meteoro” que é a mais conhecida e sem duvidas a de mais sucesso, a exemplo do que já faziam Victor e Leo, Luan também continuou a trazer novos adeptos à musica sertaneja pessoas mais jovens passaram a gostar das musicas e querer conhecer mais sobre o assunto, ai surgiu o estilo sertanejo universitário que dizem é pro povo mais jovem ouvir. Luan Santana foi indicado ao premio de melhores do ano no programa do Faustão e sem duvidas ele vai levar esse premio como revelação musical é um ótimo cantor e já tem o dom do sucesso esse garoto não vai parar de explodir musicalmente sua agenda esta lotada e ele tem muitos shows para fazer vamos ver onde esse garoto ira parar com certeza vai virar um ícone musical quando estiver mais velho.