
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
OPERAÇÃO BOLINHA - A SAGA CONTINUA

terça-feira, 16 de novembro de 2010
20 DE NOVEMBRO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
A Lei n.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Com isso, professores devem inserir em seus programas aulas sobre os seguintes temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. Com a implementação dessa lei, o governo brasileiro espera colaborar para o resgate da contribuição dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país. A escolha dessa data não foi por acaso: em 20 de novembro de 1695, Zumbi - líder do Quilombo dos Palmares- foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo Palmares. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1534).Algumas entidades como o Movimento Negro Unificado (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do autopreconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade. Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência no 20 de novembro são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc. O dia é celebrado desde a década de 1970, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca. A semana dentro da qual está o dia 20 de novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra. Então, comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra nessa data é uma forma de homenagear e manter viva em nossa memória essa figura histórica. Não somente a imagem do líder, como também sua importância na luta pela libertação dos escravos, concretizada em 1888.
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
Ouça bem esta história
Que aqui vou lhe contar
Vou falar de Camocim
No norte do Ceará
Uma Terra encantadora
Que a você vou recitar
há 128 anos
Camocim se emancipou
Tendo porto e estrada de ferro
O povo por aqui ficou
Da família Gabriel
A pesca artesanal
Do artesanato da terra
Ao folclore local
De história e tradição
De energia contagiante
Que aguça a curiosidade
De todos visitantes
Imburanas, Tatajuba
Caraúbas, Gúriu
É um pouco do muito que temos a mostrar
Belas praias bonitas
Falésias e manguezais
Quem por ela passa
Não se esquece jamais
Agradeço a atenção
Que você me prestou
Obrigado seu doutor
Obrigado Cearazim
Se você gostou de mim
e também daqui assim
Volte logo, venha sim
Para terra Camocim.
créditos : Nayane Valentim [2°f]
Parabéns Camocim
Ouça bem esta históriaQue aqui vou lhe contar
Vou falar de Camocim
No norte do Ceará
Uma Terra encantadora
Que a você vou recitar
há 128 anos
Camocim se emancipou
Tendo porto e estrada de ferro
O povo por aqui ficou
Da família Gabriel
A pesca artesanal
Do artesanato da terra
Ao folclore local
De história e tradição
De energia contagiante
Que aguça a curiosidade
De todos visitantes
Imburanas, Tatajuba
Caraúbas, Gúriu
É um pouco do muito que temos a mostrar
Belas praias bonitas
Falésias e manguezais
Quem por ela passa
Não se esquece jamais
Agradeço a atenção
Que você me prestou
Obrigado seu doutor
Obrigado Cearazim
Se você gostou de mim
e também daqui assim
Volte logo, venha sim
Para terra Camocim.
Certa vez chegou à aldeia dos índios que habitavam a Foz do Rio Coreaú um grande veleiro, vindo do além-mar. Homens muito brancos desembarcaram e, aos poucos, os nativos foram, muito desconfiados, se aproximando. Os visitantes eram criaturas diferentes, mas amistosos e, lentamente, a amizade se instalou entre estes dois povos.
O Grande Guerreiro Branco que chegara e possuía consigo uma estranha e perigosa arma que os nativos chamaram de pau-de-fogo ou pau do trovão, trouxera também, muitos presentes e a festa foi muito grande! Todos dançaram durante a noite ao redor da fogueira e a festa só acabou ao raiar do sol.
Junto com o Grande Guerreiro, veio sua bela filha de 18 anos que os nativos olhavam, embevecidos, aquela princesa de cabelos doirados. Logo passaram a chamá-la de Jacira, nome ligado à lua.
O filho do Cacique, Jovem Guerreiro, forte e muito bonito logo se apaixonou, perdidamente, pela Princesa Dourada e as atenções da moça também eram para ele. O namoro estava estabelecido! Mas não era um namoro segundo as regras dos brancos. Era uma manifestação de carinho e admiração muito baseada na contemplação. Assim, o Jovem Guerreiro passava horas olhando para aquela princesa sem sequer se atrever a tocá-la.
O dia em que Jacira tocou o Guerreiro apaixonado com suas delicadas mãos e beijou-lhe a face à moda de sua sociedade, o jovem Guerreiro sentiu o sangue ferver em suas veias e, naquela noite, dançou em torno da fogueira como nunca fizera antes.
Mas o tempo passou e o dia da partida dos visitantes infelizmente chegara...
Quando o jovem índio apaixonado soube que sua amada partiria para sempre, entrou em profunda tristeza. O cacique percebendo a dor de seu filho foi ao Pajé, grande feiticeiro, que já percebera a paixão do jovem pela filha do visitante. O Feiticeiro, comovido, preparou um feitiço poderoso e para tal usou a cabeça do coró, peixe muito saboroso que podia ser encontrado, facilmente, na foz do Rio Coreaú. Disse ao Cacique que esse feitiço deveria ser dado ao Grande Guerreiro Branco pai de Jacira. Alertou também que o efeito não era instantâneo e que eles partiriam mas, com o passar de muitas luas, voltariam...
Assim foi feito na véspera da partida. Um caldo feito da cabeça do peixe enfeitiçado foi servido, não só para o Grande Guerreiro Branco, mas também, para toda a tripulação do barco visitante.
No dia seguinte, após muito choro, eles partiram com muitas lágrimas de todos os lados. A princesa Jacira chorava debruçada na popa do barco e o triste Jovem Guerreiro, com um forte nó na garganta, se angustiava mesmo consolado pelo pai e pelo Pajé.
Muitas luas se passaram e, um certo dia, antes que os cajueiros florissem novamente, um menino índio chegou na oca do Grande Cacique, resfolegando, e dizendo: O grande barco voltou! Está lá!
Correram todos para a beira da praia e viram , no horizonte, o navio que crescia vagarosamente aos olhos do Cacique, de seu apaixonado filho e de toda tribo.
O desembarque foi festivo! O Grande Guerreiro Branco trouxera consigo Jacira e disse aos Índios que não partiria mais.
Estes visitantes fundaram uma grande sociedade às margens do Rio Coreaú que levou o nome de Camocim.
Tempos depois, o grande chefe, numa reunião de confraternização contou a todos a Lenda do Coró, pois que aqueles que tomarem do caldo da cabeça desse peixe, sempre voltavam ao paraíso encantado de Camocim para viver um grande sonho!
terça-feira, 10 de agosto de 2010
A civilização Maia ainda é um mistério para estudiosos. Eles desenvolveram uma genial teia de saberes, com destaque para a astronomia, a escrita, as artes e a matemática. Como se não bastasse, previram o fim de um ciclo de vida na Terra em 2012. Aprenda mais sobre esta incrível civilização perdida em nossa seção de documentários.
A "Arca de Noé" já está pronta. Coincidência?
Um cofre que visa abrigar sementes de todas as variedades conhecidas no mundo de plantas com valor alimentício foi inaugurado no início de 2008 na Noruega, já no Círculo Ártico. Apelidada de o "cofre do fim do mundo", a Caixa Forte Internacional de Sementes, uma joint-venture da Noruega e da ONU, foi construída em uma ilha remota, Svalbard, em uma parceria entre o governo norueguês e a Organização das Nações Unidas (ONU). A caixa forte fica a uma profundidade de 120 metros dentro da montanha de Spitsbergen, uma das quatro ilhas que compõem Svalbard. O diretor do projeto, Kerry Fowler, afirmou que a iniciativa visa salvaguardar a agricultura mundial no caso de catástrofes futuras, como guerras nucleares, queda de asteróides e mudanças climáticas.O Departamento Estadual de Trânsito - Detran-CE valida, de 10 a 13 de agosto, as inscrições dos moradores dos bairros Cajazeiras, Barroso e Castelão no Programa Carteira de Motorista Popular. Durante os três dias, a unidade móvel do Detan-CE ficará estacionada na Avenida Capitão Waldemar Paula Lima, nº 444, em frente a Igreja Nossa Senhora de Fátima. O atendimento, por ordem de chegada, será das 8 às 20 horas.
Para validar a inscrição, os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos: original e cópia da Carteira de Identidade, do CPF e do comprovante de residência. Caso o documento de comprovação de residência não esteja no nome do cadastrado, ele terá de preencher um formulário em que declara residir naquele endereço e ir ao Cartório mais próximo para reconhecer firma.
Além desses documentos, o inscrito tem de comprovar que se enquadra em um dos quatro critérios abaixo: beneficiário do Bolsa Família; ter estudado há 12 meses ou estar estudando há 6 meses na escola pública (níveis fundamental, médio ou
profissionalizante); ser egresso do sistema penal; ou ser portador de necessidade especial, em condições de conduzir moto.
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
Apresentação
O Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios de Sobral (POEAOS), situado na Av. Monsenhor Aloísio Pinto S/N bairro Dom Expedito – Sobral, instituição governamental de profissionalização, que funciona vinculada à Secretaria de Cultura e Turismo, iniciou suas atividades na cidade de Sobral-CE no mês de junho de 2000, através da Prefeitura Municipal, com o incentivo de parceiros nacionais (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN Centro de Estudos e Apoio ao Trabalhador – CEAT, Cáritas Diocesana de Sobral e SENAI/FIEMG) e internacionais (Kellog Foundation), onde desde então vem oferecendo ações sócio-educativas, e profissionalizantes a jovens com faixa etária entre 14 a 21 anos incompletos em situação de vulnerabilidade social. Atualmente desenvolvemos trabalhos diários com 110 (cento e três) jovens que, uma vez estudantes de escolas Estaduais e Municipais, participam das atividades do Projeto em turno complementar ao da Escola.
O POEAOS é uma instituição de Ensino Profissionalizante que oferta os Cursos Básicos de Marcenaria e Carpintaria, Metal, Pintura e Restauro do Patrimônio Histórico, Reciclagem, Jardinagem, e Artesanato. Tais atividades são desenvolvidas na Sede do Projeto, onde os alunos têm aulas teóricas e práticas, e em equipamentos da cidade, onde os mesmos desenvolvem habilidades, saberes e fazeres adquiridos no dia-a-dia de formação. Nosso propósito, deste modo, é formar mão-de-obra especializada para a posterior inserção no mercado de trabalho regional, através de parcerias firmadas com empresas e instituições que possam viabilizar o acesso dos jovens aprendizes ao mundo do trabalho.
Para o pleno desenvolvimento das atividades de formação sócio-profissional, o Projeto dispõe de uma Direção, Coordenação Pedagógica, Gerencia Administrativa, Educadora Social, Auxiliar Administrativo, Professores dos Cursos referidos, Serviços Gerais, Merendeira, e Vigilantes.
É válido ressaltar que o POEAOS está à disposição da comunidade jovem sobralense que esteja devidamente matriculada em escolas do Município ou do Estado. Como incentivo às atividades desenvolvidas pelo aluno, o POEAOS dispõe de uma bolsa incentivo mensal, além do que, a entidade oferece lanche, fardamento, material didático (cadernos, canetas, lápis e borracha; e apostilas modulares), e equipamentos de segurança individuais (EPI'S).
Objetivos
Objetivo Geral
Oportunizar, a partir do espaço de ensino-aprendizagem possibilidades para que nossos alunos, e seus respectivos grupos familiares, possam superar seus problemas cotidianos, a partir das possibilidades forjadas no processo de formação, e posterior inclusão no mundo do trabalho.
Objetivos Específicos
- Inserir no mercado de trabalho jovens sabedores dos equipamentos culturais da cidade, e de sua importância histórica;
- Capacitar e qualificar jovens através da realização de cursos básicos de Marcenaria e Carpintaria, Jardinagem, Metal, Pintura e restauro do patrimônio histórico, Reciclagem, e Artesanato;
- Desenvolver ações de qualificação profissional junto a 110 jovens em situação de vulnerabilidade sócio-cultural, visando fortalecer mudanças de atitudes e transformações que possam levá-los ao exercício da cidadania e acesso ao mercado de trabalho;
- Minimizar as desigualdades de formação profissional, artística e cultural da população de baixa renda.
Justificativa
Diversos são os problemas sociais que afligem médias e grandes cidades, tais como o uso indiscriminado na adolescência e fase adulta de álcool e drogas; violência contra a criança e a mulher; a carência de espaços sócio-educativos profissionalizantes, atuantes em espaços periféricos desses centros, para o pleno atendimento de um público jovem em situação de vulnerabilidade social; precariedade financeira e de saúde; insuficiência de espaços de lazer; dificuldade de acesso a equipamentos culturais; desestruturação familiar.
O POEAOS, deste modo se justifica, pois desenvolve um trabalho social junto às comunidades marcadas pelas peculiaridades sociais anteriormente expostas, contribuindo diretamente para o reordenamento sócio-cultural e profissional, de ensino, oportunizando a formação de um corpo humano especializado e pronto para desempenhar os saberes adquiridos no Projeto junto à sua comunidade de origem, fazendo do mesmo um multiplicador de experiências, e um reinventor das estruturas sociais que marcam seu bairro e mesmo sua cidade.
Acreditamos, portanto, que as atividades ofertadas pelo POEAOS aos jovens adolescentes de 14 a 21 anos incompletos, contemplam diretamente um exercício social que oportuniza a constituição de experiências que possam contribuir para a efetivação dos direitos plenos do ser cidadão.
http://poeaos-sobral.blogspot.com/
O distrito de Boqueirão ganha um novo sistema de abastecimento, ampliando a capacidade do servimento de água tratada para todas as moradias da comunidade. A obra realizada pela Prefeitura atende aos anseios da população, que passa a receber água dentro de suas residências, equiparando-se às demais localidades já atendidas dentro do projeto de estruturação garantindo qualidade de vida para todos os sobralenses.
A solenidade de inauguração aconteceu na noite do dia 6 (sexta-feira), presidida pelo prefeito Leônidas Cristino, que na oportunidade relatou as ações da Prefeitura em favor das comunidades। O montante de projetos e empreendimentos enumerados pelo gestor comprovam a eficácia do trabalho que está transformando o modelo de vida das comunidades no interior, que estão cada dia mais autônomas e garantindo melhor habitabilidade.
Cultura
Projeto Oficina Escola
atua na produção da cidade cenográfica do Festival de Quadrilhas
Na execução de projeto da arquiteta Marcely Barreira e em diálogo com o cenógrafo Chico Aragão, o Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios, através dos Cursos de Marcenaria e Carpintaria, Pintura e Restauro do Patrimônio, Reciclagem e Artesanato, atua na produção da Cidade Cenográfica do Festival de Quadrilhas 2010, do Município.
Ponto forte do calendário cultural, o Festival de Quadrilhas, promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo, envolve moradores da sede e dos distritos em festejos juninos, que acontece de hoje até o próximo dia 25, em área verde da Margem Esquerda do rio Acaraú.
O Festival oferece prêmios de incentivo para os grupos vencedores, sendo portanto bastante disputado. Trata-se de uma grande festa popular com a participação de artistas locais, bandas de forró e grande participação popular.
http://poeaos-sobral.blogspot.com/
http://www।theatrosaojoaodesobral।blogspot।com/
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
terça-feira, 22 de junho de 2010
www.cearaagora.com.br
BLOG:http://www.emanoelvieiravereador.blogspot.com/
Foto: Blog Camocim do Povo
Em solenidade que aconteceu hoje (21), pela manhã em um dos hotéis de Fortaleza, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento social(STDS), anunciou os novos municípios que serão beneficiados com 450 vagas para adolescentes, que participarão de cursos de vendas, recepção, atendimento e secretariado, conserto e manutenção de computadores, corel-draw e photoshop, serigrafia, cabeleireiro, mecânica de motos e turismo.
Nesta nova etapa o município de Camocim acabou sendo beneficiado, e receberá investimentos do Governo do Estado, e o município do Litoral Noroeste do Estado, através da Secretaria de Ação Social, ficará responsável pela a execução do Projeto, beneficiando jovens na faixa etária entre 17 e 24 anos de idade.
Para 2010, o valor investido pelo tesouro Estadual é de R$ 1,35 milhão, dividido mensalmente até o final do curso. Os municípios são responsáveis pela estrutura do curso. Durante oito meses, os beneficiados participarão de três etapas de capacitação com aulas teóricas e atividades práticas de serviço à comunidade. Ao final são inseridos no mercado de trabalho.
Para participar do projeto, é preciso ter entre 17 e 24 anos, renda per capita familiar menor ou igual a meio salário mínimo, estar matriculado no 3º ano do Ensino Médio ou já ter concluído os estudos em escola pública ou pertencer à família cadastrada no CADÚNICO.
BLOG:http://marcelo.marques.zip.net/
ENEM INICIA INSCRIÇÕES NESTA SEGUNDA
BLOG:http://camocimonline.blogspot.com/
segunda-feira, 21 de junho de 2010
Brasil joga mal e sofre para vencer a Coreia do Norte
Porém, o principal temor da torcida se concretizou. Com o rendimento de Kaká muito abaixo do esperado, a seleção sofreu mais do que deveria para criar alguma jogada de perigo. O deficiente meio de campo do time de Dunga demorou para vencer o forte esquema defensivo montado pelos norte-coreanos.
No primeiro tempo foram poucas chances de gol, sendo que nenhuma delas chegou a ser realmente perigosa. A maioria das jogadas brasileiras terminava com um chute de fora da área. Robinho, Elano e Michel Bastos foram os que mais arriscaram. O atacante, inclusive, foi o que mais se movimentou e tentou partir para cima dos zagueiros adversários.
Enquanto isso, a Coreia chegou a assustar mais de uma vez com a velocidade do atacante Jong Tae-Se, o “Rooney Asiático”, que obrigou os zagueiros a trabalhar. Dessa forma, as equipes foram para o vestiário sem tirar o zero do placar do Ellis Park.
Logo em seguida, Dunga fez a primeira alteração: saiu Elano e entrou Daniel Alves. A segunda alteração foi uma surpresa, um atacante no lugar de um meia: Nilmar no lugar de Kaká, que não estava bem na partida. Para completar, o técnico ainda tirou Felipe Melo e colocou Ramires. Embora a equipe tenha ganhado em velocidade com as alterações, isso não se refletiu em mais gols. Pelo contrário, quem marcou aos 43min foi a Coreia do Norte. Yun-Nam recebeu lançamento, invadiu a área do Brasil e bateu forte no canto esquerdo de Julio César, selando o resultado.
Dessa forma, o Brasil lidera o grupo G do Mundial, com três pontos. Portugal e Costa do Marfim estão em segundo, com apenas um ponto, já que empataram por 0 a 0. O Brasil enfrenta os africanos no dia 20, às 15h30, pela segunda rodada da chave.
BRASIL 2 X 1 COREIA DO NORTE
Local: Estádio Ellis Park, em Johannesburgo (África do Sul)
Data: 15 de junho de 2010, terça-feira
Horário: 15h30 (de Brasília)
Árbitro: Viktor Kassai (Hungria)
Assistentes: Gabor Eros e Tibor Vamos (ambos da Hungria)
Cartão amarelo: Ramires (Brasil)
Gols: BRASIL: Maicon, aos 9, e Elano, aos 26 minutos do segundo tempo; COREIA DO NORTE: Yun-Nam, aos 43 minutos do segundo tempo
BRASIL: Julio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo (Ramires), Elano (Daniel Alves) e Kaká (Nimar); Robinho e Luís Fabiano
Técnico: Dunga
COREIA DO NORTE: Myong-Guk; Jun-Il, Nam-Chol, Jong-Hyok, Kwang-Chon e Chol-Jin; In-Guk (Kum-Il), Yong-Hak, Yun-Nam e Yong-Jo; Jong Tae-Se
quinta-feira, 17 de junho de 2010
POESIA: RAÇA NEGRA ?
Prescindir o elo do consciente de uma gente ultrapassada,Que ultimou o intelecto de um povo.
Repugnou, inferiorizou esta raça
Deixando -a amordaçada
Por mentes decrépitas
Que sempre fizeram tudo
Para degredar essa massa.
Estigmatizado na memória
O racismo subjacente que escravizou, tiranizou a dor latente dessa gente.
Em uma nação, há uma história.
Que eclodiu com merecimento
A força, a raça dos negros
Que agora determinam respeito
Não aceitando preconceito.
Fiquem em debito
Com sua própria consciência.
Algemaram , somente, nossas mãos.
Insubmissas nossas almas e mentes sempre foram.
Elidir uma raça,
É ter medo do potencial dos negros e da força dessa nação.
Escrevemos o passado e estamos presentes.
O futuro, a Deus pertence.
Somos indeléveis.
Se incomodar, nossos direitos estão lá,
Escritos na constituição.
O homem tirano, bestificado, atormentado
Fique calado, parado!
Não pode mais nos acorrentar.
sábado, 12 de junho de 2010
Escola
Qual o segredo para que um estudante melhore seu rendimento escolar? O drama da nota vermelha numa matéria ou o fiasco generalizado, daqueles de fazer o aluno esconder o boletim dos pais, podem ter várias explicações. A mais comum – faltou estudar mais – é relativamente simples de reverter. Basta um pouco mais de seriedade e dedicação para que os resultados apareçam. A questão é mais complexa quando o aluno passa horas debruçado sobre os livros e, mesmo assim, não consegue melhorar suas notas. Uma dica sugerida pelos que já deram a volta por cima é reavaliar o método de estudo. Henrique Copelli Zambon, de 16 anos, viu aumentar suas médias depois que se engajou na construção de um carro movido a energia solar. Com o trabalho escolar, ele passou a adotar nas outras disciplinas a mesma estratégia usada em física. Hoje, Zambon concentra-se ao máximo na hora de estudar, não leva mais dúvidas para casa e evita decorar a matéria.
sexta-feira, 11 de junho de 2010

Quando pararem todos os relógios,
Todoas as bússolas perderem os tinos,
Quando forem em vão os menológios,
E os dias silenciosos, sem meninos.
Quando se desbotarem os necrólogios,
E se caalarem, para semprem os sinos;
Quando as traças comerem os eucológios,
E a Morte completar nossos destinos,
Na solidão da Natureza morta,
Virá bater, á noite, em minha porta,
A cruel Saudade, a gritar por mim!
E eu, na brancura óssea derradeira,
Tendo de min apenas a caveira,
Hei de te amar ainda, Camocim!
Aluno : Evandinilson
É verdade que Nina Rodrigues, apontado como pioneiro dos estudos africanos no Brasil, vinha trabalhando sobre o tema desde o final do século XIX e que já em 1900 havia publicado no Jornal do Comércio o que viria a ser depois capítulo do livro póstumo Os africanos no Brasil, de 1933. Dois outros capítulos desse livro foram também publicados antes da morte do autor em Paris, em 1906: "As sublevações de negros no Brasil anteriores ao século XIX. Palmares", no Diário da Bahia e "Sobrevivências totêmicas: festas populares e folclore", novamente no Jornal do Comércio.
Como disse, há, contudo, avanços, sobretudo por parte do governo quanto à adoção de ações afirmativas relativamente à população negra do país, entre elas o abandono oficial da doutrina da "democracia racial" desde a Conferência Mundial Contra a Discriminação Racial, realizada em Durban, na África do Sul, acompanhada de instituição de cotas de emprego em vários ministérios e serviços, além da criação de programas voltados para os direitos humanos, para a formação profissional e para o reconhecimento do direito à titulação de propriedade de terras remanescentes de quilombos, entre outros.
"O meu plano está feito; quero ser deputado, e, na circular que mandarei aos meus eleitores, direi que, antes, muito antes da abolição legal, já eu, em casa, na modéstia da família, libertava um escravo, ato que comoveu a toda a gente que dele teve notícia; que esse escravo tendo aprendido a ler, escrever e contar, (simples suposição) é então professor de filosofia no Rio das Cobras; que os homens puros, grandes e verdadeiramente políticos, não são os que obedecem à lei, mas os que se antecipam a ela, dizendo ao escravo: és livre, antes que os poderes públicos, sempre retardatários, trôpegos e incapazes de restaurar a justiça na terra, para satisfação do céu."
As ações afirmativas do movimento negro e as políticas públicas de sua afirmação no Brasil são uma etapa contemporânea desse longo processo histórico. As cotas nas universidades públicas, uma parte estratégica desse movimento.
"E o negro americano, ao descobrir que tem um passado, adquire uma segurança maior de que terá um futuro."
CEPI realiza provas da OBMEP 2010

Fotos de Camocim
Todoas as bússolas perderem os tinos,
Quando forem em vão os menológios,
E os dias silenciosos, sem meninos.
Quando se desbotarem os necrólogios,
E se caalarem, para semprem os sinos;
Quando as traças comerem os eucológios,
E a Morte completar nossos destinos,
Na solidão da Natureza morta,
Virá bater, á noite, em minha porta,
A cruel Saudade, a gritar por mim!
E eu, na brancura óssea derradeira,
Tendo de min apenas a caveira,
Hei de te amar ainda, Camocim!
quarta-feira, 9 de junho de 2010
Acaba de sair oficialmente todas as atraçoes do Carnaval de Camocim 2010, Camocim além de suas belas praias e como sempre um dos melhores carnavais do Ceará trás as seguintes atraçoes para animar a população camocinense e os visitantes। Chicabana, Phaphirô, Moral Mix, Furacão do Forró eletrico, Forró dos Plays eletrico, Axé Brother, Banda Patrulha da Bahia e Beat Beleza alem das bandas locais.
Aluno: Evandinilson
CARNAVAL 2010

Aluno: Evandinilson
terça-feira, 8 de junho de 2010
Quando a luz dos olhos meus
E a luz dos olhos teus
Resolvem se encontrar
Ai que bom que isso é meu Deus
Que frio que me dá o encontro desse olhar
Mas se a luz dos olhos teus
Resiste aos olhos meus só p'ra me provocar
Meu amor, juro por Deus me sinto incendiar
Meu amor, juro por Deus
Que a luz dos olhos meus já não pode esperar
Quero a luz dos olhos meus
Na luz dos olhos teus sem mais lará-lará
Pela luz dos olhos teus
Eu acho meu amor que só se pode achar
Que a luz dos olhos meus precisa se casar.
GAFE OU ATO FALHO?
QUADRILHÃO E FESTIVAL JUNINO DE CAMOCIM COM DATAS CONFIRMADAS

Saiu o Veredito Final do Julgamento
domingo, 6 de junho de 2010
ESTADO ABSOLUTISTA OU LIBERAL?
Amanhã (02) o Professor Paulo César, professor das disciplinas de Filosofia e Sociologia, realizará um juri-simulado com as turmas do 2º Ano A, B,(manhã), C e D (tarde). Segundo informações dadas por Paulo César ao blog do colégio (AQUI), os alunos teram que defender a seguinte questão: Qual é a melhor forma de governo para o meu povo? PC, como é chamado por seus alunos, dividiu as turmas em três grande grupos: O primeiro defenderá o Estado Absolutista; o segundo defenderá o Liberalismo. Os componentes do terceiro grupo ficaram com a avaliação e com o pronuciamento final do Juri, o veredito final. Na materia publicada pelo o blog do colégio, Paulo César deixou claro os intens que serão avaliados tanto por ele, como juíz do caso, quanto pelo a comissão de jurados (terceiro grupo), que no caso, serão: Oratória, domínio do conteúdo, desenvoltura e indumentária.
Informações obtidas do blog do CEPI
APRESENTAÇÃO
É com muita alegria e entusiasmo que apresento-lhes o mais novo blog do Colégio Estadual Professor Ivan - CEPI: O blog do 2º Ano "B". Um projeto que foi pensado no inicio do ano, porém, esquecido. Hoje, coloco em prática e a vapor algo que tanto a sala queria. Será mais uma nova maneira de passarmos todas as informações de nosso Colégio, como também, da nossa própria Sala à todos que fazem parte do Segundo Ano "B" desta Instituição Educacional. É por meio dessa pequena apresentação, que de imediato, faço um apelo aos nossos professore: Além de realizar um grande movimento de informação, o blog pretende fazer um intercâmbio com os professores que naquela turma trabalham. Postando atividades, informações, dados, etc.. O blog também fará coberturas esportivas, dou foco ao maior evento que será realizado durante esse ano, a Copa do Mundo; como também todos os eventos educacionais, como a OBMEP que tá chegando. Enquetes, dicas de Filmes e leitura de Livros, você (leitor) encontrará nesse mais novo mundo de comunicações, informações, aprendizagem, alegria... que é o Blog do Segundo Ano "B" do Colégio Estadual Professor Ivan - CEPI.quinta-feira, 25 de março de 2010
Ser culto é a única forma de ser livre
Ser liberto é ter direito
E ter sua independência
Pois hoje quem sabe mais
Sempre tem uma recompensa
Quando conseguimos algo
Recebemos elogios
Na sociedade atual
Temos que ser muito ativo.
Pra nós o melhor caminho
É estudar pra valer
O estudo nos ameniza
Muitas coisas sem saber
Que com o tempo passando
Nós iremos conhecer
Estudando e aprendendo um dia iremos ser
Advogado ou Doutor isso eu sei que vou ser
nome;cláudia messias.
Ser culto é a única forma de ser livre
Ser culto é muito comum
Ser livre é muito banal
Eles estão ligados na
Politica social
Ser culto é ser livre
com dignidade, pois
Temos que viver com muita
Força e coragem
Ser livre é um direito
É um jeito de se expressar
Tristeza emoção, alegria
Por isso todo mundo tem que desabafar
Nunca ponha na prisão
Um ser humano indefeso
Deus o fez para ser livre
E não para viver preso.
Nária 3ºAno
Ser culto é a única forma de ser livre
Vivemos hoje no mundo
Que exige sempre o máximo de nós,
Pois temos que a toda hora
Definir o que queremos
E o que somos perante a sociedade
Onde você pode ter vários caminhos
Para ser livre, porém só uma dessas
Alternativas mostra que ter liberdade é
Sabedoria de ser culto
A sociedade que temos e desfrutamos
De qualquer jeito é uma comunidade
E a pratica de princípios de igualdade
De direitos, portanto o conhecimento é a
Única forma que torna uma pessoa segura
Diante de suas opiniões reflexões
Sobre o mundo, onde assim a mesma
Vai descobrindo e vivendo a sua própria
Liberdade, porém todos nós temos a
Oportunidade de observar a vida de muitos
Ângulos, e assim adquirir através da mesma
Várias experiências que pode fazer de você
Um indivíduo rico em conhecimento e
bom em cultura.
Pois ambos são relativos a ser culto
Onde podemos saber que existe coisas
Inexplicáveis na humanidade assim
Através disso podemos mostrar que a
Tão sonhada verdade, pode ter várias
Interpretações mas a sabedoria e a
Reflexão do conhecimento que você adquiri
pode estar além dos padrões determinados
Pela sociedade, por isso
Todo culto é livre e toda
Liberdade e culta
Portanto diante das idéias acima
Podemos concluir que ser culto,é
Conhecer a verdadeira liberdade
Dentro de si mesmo, como uma
Folha que vigia ao
Sabor do vento.
Francisca Amanda Fernandes Fontenele
2ºAno “F”Noite